SisReN: Primeiros Passos: Compatibilidade

De Wiki da Pelli Sistemas Engenharia
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Microsoft costuma enfrentar problemas de compatibilidade sempre que uma nova versão do Windows é lançada. Muitos programas que nós usuários temos o hábito de utilizar apresentam problemas em versões mais recentes do Windows, e até mesmo não podem ser executados em alguns casos. Com o Windows 7 não foi diferente. Até agora, mesmo com o sucesso desta nova interface e com todas as novidades introduzidas nesta versão do Windows, os usuários do Windows XP ainda não fizeram a troca em larga escala com medo de adquirir uma plataforma compatível com poucos aplicativos.

Para resolver esse problema, a Microsoft anunciou o XP Mode para o Windows 7. Na verdade, trata-se de uma máquina virtual capaz de emular o Windows XP para que qualquer aplicativo seja utilizado sem, a princípio, nenhum problema. O Modo Windows XP fornece um ambiente onde o Windows XP Professional Service Pack 3 de 32 bits vem pré-carregado em um disco rígido virtual. Com a máquina virtual, é possível executar programas antigos do Windows XP na área de trabalho do Windows 7. Como era de se esperar, este recurso foi desenvolvido com foco principal nas pequenas e médias empresas, com alguma vantagem também para os usuários finais. Existe uma restrição para o download do aplicativo: ele é feito separadamente e funciona somete nas versões do Windows 7 Professional e Ultimate.

O projeto do SisReN Windows data de março de 2001. A ferramenta que a Microsoft disponibilizada para desenvolvimento de softwares para o Windows, à época, era o Visual Studio 6.0 (para Windows 98). Os sistemas operacionais mais utilizados naquele momento eram o Windows 98, Windows 98se, Windows 98me, Windows 2000 e Windows NT 4. Após o lançamento do SisReN, em 2001, a microsoft lançou o sistema operacional Windows XP e o Visual Studio 7.0 como ferramenta de desenvolvimento para esta versão do Windows.

Após o primeiro lançamento do Windows XP, tivemos:

  • Windows XP - service pack 1

  • Windows XP - service pack 2

  • Windows XP - service pack 3

  • Windows XP 64 bits (e services packs)

  • Windows Vista 32 e 64 bits (service packs 1 e 2)

  • Windows 7 32 e b4 bits (service pack 1)

As plataformas de desenvolvimento passaram a ser o Visual Studio 7.0 (para o Windows XP), seguido pelo Visual Studio 8.0 (incluindo o desenvolvimento para o Windows Vista) e o Visual Studio 9.0, atual ferramenta para desenvolvimento no Windows 7 (Visual Studio 2010).

Concluindo, o projeto do SisReN foi elaborado para o Windows 98 e depois adaptado para o Windows XP, utilizando o Visual Studio 7.0. Assim, o SisReN é compatível com o Windows XP 32 bits, service pack 1,2 e 3. Não existe como garantir a compatibilidade do SisReN com o Windows Vista e o 7, pois mesmos programas da Microsoft desenvolvidos para o Windows XP não rodam no Vista ou 7. Podemos citar o pacote do Microsoft Office 2003 que não é possível ser executado no Windows 7, independente da versão 32 ou 64 bits. Assim, existem problemas de compatibilidade na execução de aplicativos em versões diferentes do Windows.

O projeto do SisDEA está baseado no Visual Studio 2010, que garante completa compatibilidade com o Windows 7, 32 e 64 bits. Para garantir a mesma compatibilidade do SisReN com o Windows Vista e 7, é imprescindível utilizar o Visual Studio 2010. Entretanto, o código desenvolvido com o Visual Studio 7 não é facilmente adaptável no Visual Studio 2010. É necessário refazer todo o projeto.

O SisReN entrará em nova fase de desenvolvimento, gerando a versão 2, que será compatível com as versão do Windows a partir do XP e com os Windows que estiverem em uso até a data do lançamento. NÃO existe nenhuma previsão de data de lançamento do SisReN versão 2, pois o projeto ainda está ainda em fase de definições.

O software atual, que atende a todas as especificações da Norma de Avaliação e compatível com o Windows XP, Vista e 7 é o SisDEA Home.