VARIÁVEL DICOTÔMICA

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Eder Roberto Zuchi
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 01, 2023 5:13 pm

VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por Eder Roberto Zuchi »

Prezados, bom dia!

Estou realizando a avaliação de um sobrado, onde gostaria de definir a variável piscina como dicotômica. No entanto, ao definir como "1" os dados com piscina e "0" como os dados sem piscina da minha amostra, o gráfico da minha variável encontra-se invertido ao resultado esperado. Os dados definidos como "1" menos valorizados e os dados definidos como "0" mais valorizados. Qual o motivo disto estar ocorrendo? Favor verificar o arquivo anexo.

Grato,

Eder Roberto Zuchi
(16)99962 3765

PS:- Não estou conseguindo anexar o gráfico do SISDEA nesta mensagem; apresentando erro conforme a seguinte informação "Extensão de arquivo inválida: Variável Dicotômica Piscina.pdf"
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por pelli »

Eder,

É difícil responder sem entender ou conhecer os dados e o mercado onde a avaliação está sendo realizada. Mas um motivo poderia se a colinearidade. Como exemplo, imagine que os dados em uma melhor localização não tem piscina e os dados na pior localização tem piscina. Este seria um problema da amostra, ou seja, colinearidade entre piscina / localização, invertendo o comportamento de variáveis do modelo.
Eder Roberto Zuchi
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 01, 2023 5:13 pm

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por Eder Roberto Zuchi »

Prezados, boa tarde!

Minha amostra se compõe de 50 dados, dentre os quais 39 apresentam "piscina" cujo código seria "1" . Portanto, 11 dados não apresentam "piscina" cujo código defini como "0". Esta informação de que existe colinearidade entre piscina/localização não faz sentido, dado que a maioria significativa dos meus dados possuem "piscina".
Observo que ao habilitar a variável "piscina" no meu modelo, o valor médio calculado sobre em torno de 2,5%. Portanto, não vejo como desabilitar (desprezar) esta variável, considerando a mudança no valor calculado.
Gostaria se possível, encaminhar através de e-mail o meu modelo, para análise e verificação de vocês.

Aguardo retorno e agradeço a atenção dispensada.

Cordialmente,

Eder Roberto Zuchi
e-mail:- ederzuchi@gmail.com
(16)99962 3765
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por Gustavo Diniz »

Olá Eder, bom dia!

A sugestão é que poderia ser colinearidade, no entanto, é importante considerar que vários outros fatores podem estar contribuindo para esse problema de inversão, como algum dado influenciando negativamente toda a amostra. Para uma análise mais abrangente e detalhada sobre o que está causando essa inversão, sugerimos verificar o nosso roteiro de regressão linear disponível em nossa wiki. Ele oferece insights interessantes.

Quanto à análise do modelo, atualmente estamos temporariamente indisponíveis para realizar consultorias. Esperamos retomar esse serviço em breve. Caso tenha alguma outra dúvida ou precise de assistência adicional, não hesite em entrar em contato. Estamos à disposição para ajudar no que for possível.
Eder Roberto Zuchi
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 01, 2023 5:13 pm

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por Eder Roberto Zuchi »

Prezados, bom dia!

Quando desabilitamos uma variável por questão de sinal invertido no modelo que estou utilizando, ela deixa de ser considerada, correto? Diante desta ocorrência, eu posso utilizar o campo de arbítrio, para considerar o valor desta variável que foi desabilitada? Exemplo: variável piscina, nos testes utilizando o SISDEA ela permaneceu com sinal negativo (invertida); desabilitei a variável "piscina" no meu modelo utilizado. A pergunta é, se devo apreciar o valor encontrado na tendência do valor central do meu modelo, para justificar que o avaliando possui uma piscina?

A dúvida ocorre em virtude de no item "8.2.1.5.2 da NBR 14653-2 informar que o campo de arbítrio poderá ser utilizado nos casos que as variáveis que não se apresentaram estatisticamente significantes em modelo de regressão, desde que a amplitude de até mais ou menos 15% seja suficiente, para absorver as influências não consideradas e que os ajustes sejam justificados".
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por pelli »

O campo de arbítrio tem exatamente esta finalidade: tratar uma ou mais características do imóvel avaliando que não estão comtempladas no modelo, tendo em vista sua singularidade. No caso citado, se o imóvel tem piscina, a variável não está comtemplada no modelo, e a maioria dos dados não tem piscina, então é de se supor que o avaliando deve ter um valor maior do que o médio pelo fato de ter este atributo.
Eder Roberto Zuchi
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 01, 2023 5:13 pm

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por Eder Roberto Zuchi »

Bom dia novamente!

Veja, no modelo que estou utilizando, possuo uma amostra com 55 elementos, dentre os quais 45 possuem piscina (1) e 10 elementos não possuem (0). Não é o caso que vc citou, na informação anterior, que a maioria dos elementos na minha amostra não tem piscina. Está acontecendo exatamente o oposto! Independentemente desta ocorrência, conforme sua resposta, então eu deverei apreciar o valor obtido na tendência do valor central, por não sido considerada esta variável no meu modelo, dentro dos limites de 15% preconizados pela Norma 14653-2?

Outra dúvida aproveitando o ensejo, ao desabilitarmos uma variável durante o estudo no SISDEA, como ocorreu neste caso em particular, como devo justificar o fato de ter desabilitado esta variável no meu laudo de avaliação?
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: VARIÁVEL DICOTÔMICA

Mensagem por pelli »

A sua amostra tem um viés para imóveis com piscina. O seu avaliando tem piscina. Então não vejo porque utilizar o campo de arbitrio. Mas verifique os dados sem piscina e compare dados semelhantes com piscina. Você vai conseguir tirar algum conclusão ... mas somente mantendo a variável no modelo que terá uma reposta quantitativa. Se a variável não tem significância estatística, exclua do modelo.

Você não precisa justificar a retirada de uma variável. Com certeza existem diversas características dos imóveis que não estão contemplados na amostra. O que você precisa ficar atento é se as variáveis chaves (importantes para o modelo em estudo) estão em uso. Se a variável piscina não agrega valor no modelo, como parece ser o caso, deixa ela desabilitada.
Responder