DATA DO EVENTO- URGENTE

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
BrunoSoares
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 26, 2020 11:08 am

DATA DO EVENTO- URGENTE

Mensagem por BrunoSoares »

Bom dia a Equipe Pelli.

-Estou como uma dúvida sobre a variável data do evento?
Na pesquisa eu peguei imóveis Exemplo:
imóveis de coleta foi realizado entre os meses de maio/2022 ate fevereiro/2024.
na descrição da variável eu coloquei periodo de dados de mercado:
1 - maio/22
2 - junho/22
.
.
.
21 - fev/2024

Para esse tipo de variavel eu devo utilizar ela como Proxy?

- E uma outra duvida, sobre o periodo de coleta de dados eu devo utilizar dados com validade de ate 6 meses ou dessa forma que estamos utilizando esta de acordo com a NBR 146532?
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: DATA DO EVENTO- URGENTE

Mensagem por pelli »

Bruno,

Como você identificou os dados mês a mês, esta variável pode ser considerada quantitativa ou proxy. É uma questão de definição. Sendo quantitativa, ela diz respeito a quantidade de meses que se passaram desde a coleta do primeiro dado. Esta variável pode também ser considerada proxy, pois a escala adotada está relacionada com o tempo, ou seja, com a periocidade na coleta.

Como qualquer variável, a definição deve constar no laudo de avaliação.

É presumível que você está utilizando a variável data para poder ter uma quantidade suficiente de dados necessária á modelagem. Portanto, sugiro que utilize que vá adicionando dados até ter uma quantidade suficiente para elaborar o trabalho.
f.azevedo
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 21, 2023 8:28 am

Re: DATA DO EVENTO- URGENTE

Mensagem por f.azevedo »

Boa noite!

No caso de renovatória de uma loja de shopping center a dúvida é:
1. É CORRETO duplicar, triplicar, etc. as 7 AMOSTRAS similares a cada variação do contrato conforme alteração do seu valor de locação (R$) ocorridas no início e fim de cada ano de contrato (Data do evento)?
2. É CORRETO utilizar estas variações na forma de platôs (uma na data de início e outra na data final do ano contratual) ao invés de uma rampa (um ponto por ano contratual)?

A data da renovatória é 11/2022 (Data do evento = 143)
Segue a DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS e os DADOS estruturados.

DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS:
• Área
- Variável do tipo quantitativa, obtida diretamente pela área (m²) da oferta.
- Tipo: Quantitativa

• Piso
- Variável do tipo código alocado23, obtida diretamente pela localização do piso da oferta, que indica:
(Foi constatado por tratamento por fatores que o piso L3 é o mais desvalorizado com Fator Pavimento de 0,59, o L2 = 0,80 e o piso L1 = 1,00).
L3 = 1;
L2 = 2;
L1 = 3.
- Tipo: Código Alocado

• Data do evento
- Variável do tipo quantitativa, obtida diretamente pela informação do contrato da oferta:
01/2011 = 1;
02/2011 = 2;
[...]
11/2022 = 143
- Tipo: Quantitativa

• Valor corrigido
- Foi definida como variável dependente (y) em R$.
- Tipo: Dependente

DADOS:
Tela 01.JPG
Tela 01.JPG (200.13 KiB) Exibido 107 vezes
.
Legenda:
(*) Variáveis descartadas por serem constantes ou por não se mostrarem relevantes para a modelagem.

Obrigado pela atenção.
Editado pela última vez por f.azevedo em Qua Abr 24, 2024 4:06 pm, em um total de 6 vezes.
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: DATA DO EVENTO- URGENTE

Mensagem por pelli »

No caso de avaliação de lojas em Shopping Center, quando os dados são coletados no mesmo shopping, não podemos dizer que são dados de mercado, mas de um monopólio. O dono do shopping determina os preços praticados.

Mas em relação a variável data do evento, é melhor pensar como um evento de mercado: cada vez que você for ao shopping buscar informações (levantar dados), o que você vai coletar são os preços praticados. Assim, cada vez que retornar ao shopping, os preços podem mudar em função de contratos de locação e todos são eventos a serem considerados.
Responder