Curso de Inferência Estatística Aplicada a Avaliação de Imóveis – Básico ou Avançado? Qual a diferença?

Curso de Inferência Estatística Aplicada a Avaliação de Imóveis – Básico ou Avançado? Qual a diferença?

Você sabe quais são as principais diferenças entre o curso básico e o curso avançado de inferência estatística aplicada a avaliação de imóveis?

Curso Básico

O objetivo do curso básico é apresentar a base teórica por trás das técnicas da regressão linear e da inferência estatística e os requisitos básicos propostos pela NBR 14.653 para as avaliações de imóveis urbanos e rurais com uso dessas técnicas.

As primeiras aulas do curso são focadas em apresentar um panorama geral sobre o que são as avaliações de imóveis e o passo a passo necessário para executar um serviço desse tipo com qualidade e rigor técnico.

Em seguida, o curso se volta à apresentação dos conceitos matemáticos e estatísticos da regressão linear e da inferência estatística, associando-os a exemplos práticos para fixação dos conceitos. Por fim, são apresentadas mais algumas considerações sobre a norma de avaliações, assim como as informações sobre o Credenciamento e o Laudo de Avaliação.

Curso Avançado

O objetivo do curso avançado é aprofundar os conhecimentos na parte prática da avaliação, ou seja, no tratamento dos dados e na interpretação dos resultados com uso do software SISDEA.

Por isso, o foco do curso é a solução de diversos exercícios práticos em que são abordados os tópicos que mais causam problemas nas avaliações, como o tratamento dos outliers e pontos influenciantes, ocorrência de colinearidade e heterocedasticidade, uso de variáveis temporais e pontos de máximos e mínimos.

Os exercícios são disponibilizados para solução pelos alunos e podem ser encaminhados para correção do tutor. Também estão disponíveis os vídeos com a resolução dos exercícios, além de conteúdos extras para consolidar tudo o que foi estudado ao longo do curso.

Principais Diferenças

Enquanto o curso básico é voltado para o público que deseja ingressar no ramo das avaliações imobiliárias, o curso avançado é indicado para os profissionais que já atuam na área e desejam aprofundar seus conhecimentos no tratamento dos dados de mercado pela regressão linear e inferência estatística.

Dessa forma, o curso básico tem uma abordagem mais voltada para a teoria, pois seu objetivo é construir a base conceitual. Já o curso avançado tem uma abordagem totalmente voltada para a prática, mediante resolução de vários exercícios.

Qual curso devo fazer para tentar o credenciamento?

Apesar das diferenças entre os cursos, os dois certificados são válidos para solicitar o credenciamento, ou seja, você pode fazer qualquer um deles se o seu objetivo for prestar serviços como avaliador de imóveis para os bancos públicos.

Portanto, o ponto fundamental a ser observado antes de escolher qual dos cursos fazer é se você já possui a base teórica consolidada. Caso positivo, é mais interessante fazer o curso avançado. Para aqueles alunos que ainda sentem dificuldades nos conceitos mais básicos, a melhor alternativa é optar pelo curso básico.