Micronumerosidade

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
vittorio
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:17 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por vittorio »

Bom dia!

O programa SISDEA "acusa" a micronumerosidade de alguma forma? Ou seja, o SISDEA alerta de alguma forma que a micronumerosidade não foi contemplada? Ex: algum alerta com letras em vermelho...

Obrigado!
BrunoFaria
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 12:56 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por BrunoFaria »

Pelli,


A variável proxy padrão construtivo CUB também tem que atender a micronumerosidade?
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

A micro numerosidade é verificada no gráfico de distribuição de frequencia ou no módulo de operar dados. Ela deve ser obervada para as variáveis qualitativas de código alocado e dicotômicas.
Gustavo L
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Abr 14, 2020 12:37 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Gustavo L »

A micronumerosidade se aplica apenas para as variáveis dicotômicas, binarias e códigos alocados?

Para quantitativa do tipo dormitório por exemplo, que podemos variar entre 2 a 5, essa não precisará ter dados com a mesma característica obedecendo por exemplo n ≥ 3 (k+1); para n ≤ 30, ni ≥ 3?
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Gustavo Diniz »

Isso. No caso de variáveis quantitativas não é necessário atender a micronumerosidade. É interessante, no entanto, que sua amostra seja o mais equilibrada possível.
Sergio L-Goulart
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jun 09, 2020 6:26 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Sergio L-Goulart »

Ainda sobre o tema:

A norma de imóveis rurais 14653-3, que é de 2019, traz nova consideração no mcddm quanto à micronumerosidade de dados em variáveis qualitativas.
No anexo A.2.1 tem apenas dois critérios (na de imóveis urbanos 14653-2, de 2011, são três):
ni >= 3 para dicotômicas, e
ni >= 3 nos dois extremos da escala adotada para variáveis qualitativas expressas por códigos alocados ou códigos ajustados.

Os três critérios da norma de imóveis urbanos 14653-2, anexo A.2 - 2011, são:
para n <= 30, ni >= 3
para 30 < n <= 100, ni >= 10% n, e
para n > 100, ni >= 10
( ni é o nº de dados de mesma característica, nos casos de dicotômicas e códigos )

Pelo que entendi, na de rurais a quantidade (ni) independe do tamanho da amostra, estabelece número acima de três para dicotômicas; e para as de códigos estabelece apenas que os extremos devem atender a quantidade mínima de três.

Qual dos critérios é mais adequado? Posso aplicar o critério da norma rurais de 2019 para imóveis urbanos, considerando que os pressupostos da regressão linear, fundamentados na estatística, aplicam-se de maneira indistinta quanto à origem das variáveis em estudo?
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

Sérgio, se a avaliação é de um imóvel urbano, então a parte 2 deve ser utilizada e o Anexo A desta parte precisa ser atendido. Então, mesmo sendo a parte 3 mais recente, para imóveis urbanos, a parte 2 e o Anexo A desta parte devem ser atendidos.
Vítor
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jun 17, 2020 5:34 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Vítor »

Pelli, Boa Tarde!

Tenho 2 dúvidas :

1ª dúvida para a criação da variável " Localização"

Está seria uma variável qualitativa e de código alocado, correto ? Posso escolher qualquer uma das opções disponíveis em variáveis do modelo (Padrão construtivo, Estado de conservação, idade aparente) renomear a variável para localização e terei a escala de 1 a 3 como fixa (uma vez que a variável vem pronta desta forma) ou a escala eu que vou estipular, podendo ser de 1 a 2? 1 a 4? existe algum limite ?


2ª dúvida : nas variáveis temos a variável idade aparente como Qualitativa (C.A) e a idade real como quantitativa.

Posso utilizar a variável idade aparente como quantitativa uma vez que não iria utilizar ela em escala de código alocado, alterando o nome da variável " idade real para idade aparente " e preencher as amostras cada uma com sua respectiva idade aparente ?


Obrigado!
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Gustavo Diniz »

1ª Pergunta:

Quando estiver criando as variáveis para o seu modelo, você pode clicar no sinal de + laranja que ele vai criar uma variável numérica chamada varNum. Em seguida, você pode clicar duas vezes nessa variável para renomeá-la. Em relação à escala, se você classificar a variável como qualitativa de códigos alocados, ela deverá possuir pelo menos 3 valores distintos. A escala deverá ser construída com números inteiros, crescentes e consecutivos, como 1, 2 e 3 por exemplo.
Não existe um limite para quantos códigos você pode criar, mas fique atento para a quantidade mínima de dados que deve ser coletada para cada código criado (micronumerosidade).
Caso sua escala tenha apenas dois valores, então a variável deverá ser classificada como dicotômica.

2ª Pergunta:

Pode. Se você construir a escala como quantitativa, a idade aparente deverá ser expressa em anos. Se ela for criada como códigos alocados, você poderia utilizar a escala como 1 - imóveis com idade aparente entre 1 e 5 anos; 2 - imóveis com idade aparente entre 6 e 10 anos, etc.
Vítor
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jun 17, 2020 5:34 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Vítor »

Gustavo Diniz escreveu: Qui Jul 02, 2020 5:48 pm
2ª Pergunta:

Pode. Se você construir a escala como quantitativa, a idade aparente deverá ser expressa em anos. Se ela for criada como códigos alocados, você poderia utilizar a escala como 1 - imóveis com idade aparente entre 1 e 5 anos; 2 - imóveis com idade aparente entre 6 e 10 anos, etc.
Gustavo, esta escala deve ser construída decrescente (melhor para o pior) ou crescente ? digo, como o numeral 1 o que possui a melhor característica em questão ou o 1 seria o que tem a pior ? Em todo caso basta eu colocar sinal da variável positivo quando eu construir a escala e o melhor for o de número 3 (em uma escala de 1 a 3) e o sinal negativo no caso do melhor ser de numeral 1 (escala de 1 a 3), correto ?

Não sei se consegui explicar direito..
Responder