Micronumerosidade

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Bruno Farias
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jan 04, 2015 8:37 am

Micronumerosidade

Mensagem por Bruno Farias »

Pelli, boa tarde!

Sou iniciante na área de avaliação, e estou com duvida em compreender essa parte da norma abaixo:

Para evitar a micronumerosidade, o número mínimo de dados efetivamente utilizados (n)
no modelo deve obedecer aos seguintes critérios, com respeito ao número de variáveis
independentes (k):

n ≥ 3 (k+1); para n ≤ 30, ni ≥ 3; para 30 < n ≤ 100, ni ≥ 10% n; para n > 100, ni ≥ 10

onde: ni é o número de dados de mesma característica, no caso de utilização de variáveis
dicotômicas e variáveis qualitativas expressas por códigos alocados ou códigos ajustados.
Recomenda-se que as características específicas do imóvel avaliando estejam
contempladas na amostra utilizada em número representativo de dados de mercado.

Favor ajudar!
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

Para as variáveis de código alocado e as dicotômicas, você deve observar se as variáveis construídas apresentam uma quantidade mínima de elementos de mesma característica. Por exemplo, em uma amostra com 30 elementos, uma variável dicotômica deve apresentar pelo menos 3 elementos em uma posição.
André Rocha
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Ago 20, 2015 7:47 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por André Rocha »

Pelli,

estou com uma dúvida com relação a micronumerosidade.
Vi o tópico de ajuda no fórum mas, considerando o seguinte exemplo:
Se eu considerar uma variável de código alocado, com uma escala de 1 a 4. Nesta escala meu avaliando corresponde a 3. E, na equação, tenho apenas dois dados com o valor 1 para esta variável.
Sou obrigado a retirar estes dois dados da equação ou, posso deixa-los mas não posso colocar o valor 1 para tal variável?

Agradeço desde já pela atenção,

André Rocha
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

André,

Até 30 dados, você precisa de ao menos 3 elementos de mesma característica. Assim, para o código 1, você possui somente dois dados, o que não atende à micronumerosidade. Neste caso você tem duas opções:

1 - Abandonar o código 1 e os dois dados com este código ou

2 - Reagrupar os dados, de forma que os de códigos 1 sejam incluídos em outros grupos, redistribuindo a classificação e atendendo a micronumerosidade.

Nesta segunda opção o código 2 vai incluir os dados do código 1 e, pode ater ser que alguns dados de código 2 passem para o código 3, reagrupamento dados de mesma característica, considerando alguns atributos compartilhados. Esta segunda opção é a mais indicada porque você não perde os dados coletados.
Brunno T Carvalho
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Mar 29, 2015 9:37 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Brunno T Carvalho »

Com relação à opção 1-Abandonar o código 1 e os dois dados com este código.
Significa que a escala ficaria de 2 a 4 ?

obrigado
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

Sim, mas voce precisa colocar no laudo a escala completa e citar no laudo que não utilizou o código 1.
Brunno T Carvalho
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Mar 29, 2015 9:37 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por Brunno T Carvalho »

A maneira que encontrei de verificar se o modelo esta com micronumerosidade em alguma variável foi classificando as variáveis e contando no menu GRAFICOS - VARIÁVEIS ou em editar dados
Existe outra maneira mais simples ?
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

No módulo Gráfico | Distribuição de Frequência você obtém a quantidade de dados por faixa de valores.
André Rocha
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Ago 20, 2015 7:47 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por André Rocha »

Professor Pelli,

Uma outra dúvida surgiu esses dias com relação a micronumerosidade. A norma fala que: 30 < n ≤ 100, ni ≥ 10% n.
Supondo que tenho uma equação com 61 dados, 10% será 6,1 dados que necessito para evita a micronumerosidade, a dúvida é: este valor de 6,1 deve ser arredondado e, para isto seguiria a ABNT com relação a arredondamento e seria necessário 6 dados? Ou, parto do princípio que 6,1 >6 e necessitaria de 7 dados para a variável?
Lembro de uma vez lhe questionar sobre isto em uma aula mas achei a resposta um tanto vaga, gostaria de saber se há uma vertente a ser seguida até mesmo baseada na sua experiência e vivência na área de Avaliações.

Atenciosamente,

André Rocha
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

O que foi discutido durante a revisão da NBR 14653 é que seria importante manter um equilíbrio amostral. Assim, a interpretação que é mais aderente ao que foi discutido durante o processo de revisão é de que, no seu caso, serão necessários 6 dados.
Responder