Micronumerosidade

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Bruno Farias
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jan 04, 2015 8:37 am

Micronumerosidade

Mensagem por Bruno Farias »

Pelli, boa tarde!

Sou iniciante na área de avaliação, e estou com duvida em compreender essa parte da norma abaixo:

Para evitar a micronumerosidade, o número mínimo de dados efetivamente utilizados (n)
no modelo deve obedecer aos seguintes critérios, com respeito ao número de variáveis
independentes (k):

n ≥ 3 (k+1); para n ≤ 30, ni ≥ 3; para 30 < n ≤ 100, ni ≥ 10% n; para n > 100, ni ≥ 10

onde: ni é o número de dados de mesma característica, no caso de utilização de variáveis
dicotômicas e variáveis qualitativas expressas por códigos alocados ou códigos ajustados.
Recomenda-se que as características específicas do imóvel avaliando estejam
contempladas na amostra utilizada em número representativo de dados de mercado.

Favor ajudar!
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Micronumerosidade

Mensagem por pelli »

Para as variáveis de código alocado e as dicotômicas, você deve observar se as variáveis construídas apresentam uma quantidade mínima de elementos de mesma característica. Por exemplo, em uma amostra com 30 elementos, uma variável dicotômica deve apresentar pelo menos 3 elementos em uma posição.
André Rocha
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Ago 20, 2015 7:47 pm

Re: Micronumerosidade

Mensagem por André Rocha »

Pelli,

estou com uma dúvida com relação a micronumerosidade.
Vi o tópico de ajuda no fórum mas, considerando o seguinte exemplo:
Se eu considerar uma variável de código alocado, com uma escala de 1 a 4. Nesta escala meu avaliando corresponde a 3. E, na equação, tenho apenas dois dados com o valor 1 para esta variável.
Sou obrigado a retirar estes dois dados da equação ou, posso deixa-los mas não posso colocar o valor 1 para tal variável?

Agradeço desde já pela atenção,

André Rocha
pelli
Site Admin
Mensagens: 478