Outlier

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Letícia Nascimento
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Out 18, 2023 10:36 am

Outlier

Mensagem por Letícia Nascimento »

Olá, bom dia!

Sou nova na área de Avaliações, e tenho uma dúvida em relação a um outlier que tenho em meu modelo.

O modelo é de terrenos, e contém 38 dados no total. Desses, 36 estão sendo utilizados. Neste caso há 1 outlier, que representa 2,78%.
Minha distribuição de resíduos ficou em [ 69, 97, 97] , mas mantém similaridade com a curva normal, conforme segue em anexo.
A significância das variáveis está boa, com a maior delas com o valor de 5,38. Em relação à distância de Cook, todos os pontos estão abaixo do valor 1 (maior deles em 0,3).

Já tentei retirar este dado e calcular novamente sem ele, mas aparecem outros outliers e o modelo piora muito, ou com correlação alta entre variáveis (>0,80), ou significância das variáveis alta (>30%).
Como moro em uma cidade pequena, não há mais dados que eu possa buscar, para adicionar a amostra.
Meu objetivo é utilizar esse modelo como MCDDM de terreno e fazer um laudo evolutivo de alguma construção atípica em minha cidade para solicitação de cadastramento no Banco do Brasil.

Sendo assim, é admissível eu utilizar este modelo da forma que está, com esse outlier? Será que meu laudo poderia ser questionado por isso?
Pergunto, pois na norma de avaliações não encontrei essa informação.

Desde já, agradeço!!!
Anexos
HISTOGRAMA DE RESÍDUOS
HISTOGRAMA DE RESÍDUOS
HISTOGRAMA DE RESÍDUOS.jpg (45.7 KiB) Exibido 287 vezes
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Outlier

Mensagem por pelli »

Não vejo motivos para retirar o dado apenas porque ele é outliers. A existência de outliers na regressão é esperada.
Responder