Análise de colinearidade

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
engwas
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Set 27, 2021 5:30 pm

Análise de colinearidade

Mensagem por engwas »

Boa noite,

Estou trabalhando num modelo para avaliar um apartamento de cobertura Duplex com 4 dormitórios, num edifício de alto padrão no meu município. Foram utilizadas as variáveis: Área, Padrão, Dormitórios, Vagas, Duplex (dicotômica), e Valor Unitário.

Também haviam sido utilizadas as variáveis Suítes e Índice fiscal, porém foram descartadas pois se comportam em sentido contrário ao estabelecido no início da modelagem (os valores unitários dos imóveis reduzem à medida que se aumenta o número de Suítes ou o Índice Fiscal).

Durante a análise, foi obtido no modelo o valor 0,84 referente à correlação entre as variáveis Dormitórios e Área. Apesar do valor estar acima do recomendado, acredito que a relação entre essas variáveis se justifique, pois estamos tratando de apartamentos grandes (com áreas entre 105 m² e 165 m²), com 3 ou 4 dormitórios, de forma que os dormitórios possuem grande peso na composição da área total.
Gostaria de saber se essa minha linha de raciocínio está correta.

Agradeço desde já.
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Análise de colinearidade

Mensagem por Gustavo Diniz »

Você precisa verificar como está a relação entre essas variáveis. Analise o gráfico área x dormitórios na aba Variáveis - Exibir Variáveis o observe se há alguma tendência nos dados, por exemplo: imóveis com áreas mais próximas de 105m² possuem 3 dormitórios e imóveis com áreas mais próximas de 165m² possuem 4 dormitórios.

Observe também que, se ao plotar o imóvel avaliando no gráfico ele estiver localizado próximo à reta laranja, ele respeitará os padrões estruturais do modelo e a colinearidade poderá ser negligenciada. Caso o imóvel avaliando esteja afastado da reta laranja e localizado em uma área do gráfico onde não existem dados, ele não poderá ser avaliado pelo modelo.
Responder