EXTRAPOLAÇÃO?

Fórum para discussão sobre a Regressão Linear
estefanoavalia
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jul 02, 2020 11:05 am

EXTRAPOLAÇÃO?

Mensagem por estefanoavalia »

NA EXTRAPOLAÇÃO, REFERENTE A FUNDAMENTAÇÃO NO GRAU III, QUANDO NA TABELA DIZ NO ITEM B) O VALOR ESTIMADO NÃO ULTRAPASSE 20% DO VALOR CALCULADO..., EU TENHO QUE ACHAR O VALOR EM % DO EIXO Y (VALOR UNITÁRIO) DE TODAS AS VARIÁVEIS E DE FORMA "ANALÓGICA" COM UMA CALCULADORA, OU O SOFTWARE REALIZA ESSE CALCULO E ME APRESENTA DE ALGUMA FORMA?
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: EXTRAPOLAÇÃO?

Mensagem por Gustavo Diniz »

Para encontrar o valor estimado na fronteira amostral, como determina a norma, você deve manter todas as características inalteradas e modificar somente a variável que está extrapolando.

Suponha as seguintes características do imóvel avaliando (e as respectivas amplitudes da amostra):

Área = 100m² (Amplitude: 60m² a 90m²)
Localização = 2 (Amplitude: 1 a 3)
Dormitórios = 3 (Amplitude: 2 a 3)
Suítes = 1 (Amplitude: 0 a 1)
Padrão = 3 (Amplitude: 1 a 3)
Valor estimado = R$ 100,00/m²

No caso desse exemplo, a variável Área está extrapolando a amostra e será necessário calcular o valor na fronteira amostral. Como a maior área da amostra é de 90m², a fronteira amostral deve ser considerada para esse valor de área.

Uma vez que as demais variáveis não estão extrapolando, o cálculo do valor estimado na fronteira amostral poderá ser feito mantendo-se o valor das demais variáveis inalterados e atribuindo uma área de 90m² na projeção de valores. Dessa forma teremos que a estimativa do limite amostral se dará para os seguintes valores:

Área = 90m²
Localização = 2
Dormitórios = 3
Suítes = 1
Padrão = 3
Valor estimado = R$ 110,00/m²

Determinado o valor no limite da fronteira amostral (R$ 110/m²), você deverá compará-lo ao valor estimado para o imóvel avaliando (R$ 100/m²) e verificar se a diferença percentual entre esses dois valores estimados é maior ou menor do que 20%.
estefanoavalia
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jul 02, 2020 11:05 am

Re: EXTRAPOLAÇÃO?

Mensagem por estefanoavalia »

EXCELENTE!
Responder