Correlação alta na influência

Fórum para discussão sobre a Regressão Linear
Adriano R
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 15, 2020 8:31 pm

Correlação alta na influência

Mensagem por Adriano R »

Boa tarde, estou começando a criar meu laudo agora e me surgiu uma dúvida referente ao meu modelo. Eu obtive uma amostra com 30 dados, onde apenas 26 se mostraram satisfatórias. Porém, ficou apenas em vermelho a variável independente padrão construtivo com a dependente valor total, que deu acima de 0,80.
Quando fui jogar os resultados para o laudo, eu acabei percebendo que as correlações de influência estavam altas demais, nesse caso, no caso abaixo, ela então não estaria atendendo a norma, visto a correlação alta na influência, é isso?

Correlações parciais para Localização Isoladas Influência
Area privativa 0.27 0.46
Dormitórios -0.03 0.47
Padrão construtivo 0.29 0.64
Valor total -0.56 0.74


Correlações parciais para Area privativa Isoladas Influência
Dormitórios 0.50 0.04
Padrão construtivo 0.03 0.81
Valor total -0.51 0.81


Correlações parciais para Dormitórios Isoladas Influência
Padrão construtivo 0.19 0.31
Valor total -0.42 0.41


Correlações parciais para Padrão construtivo Isoladas Influência
Valor total -0.82 0.95
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Correlação alta na influência

Mensagem por Gustavo Diniz »

As correlações acima de 0,8 entre a variável dependente e as variáveis independentes não representa um problema para o modelo. Já a correlação acima de 0,8 entre variáveis independentes é um problema que deve ser analisado com cautela.

De acordo com os dados que você mandou, apenas as variáveis Área privativa e Padrão construtivo apresentam correlação acima de 0,80. A princípio, o seu modelo não pode ser utilizado por esse motivo mas, segundo o item A.2.1.5.4 da NBR 14.653 - Parte 2, a presença de colinearidade pode ser negligenciada se o imóvel avaliando seguir os padrões estruturais do modelo.

Dessa forma, você pode analisar qual a estrutura da colinearidade e verificar se o imóvel que você está avaliando segue essa estrutura. Por exemplo, se você notar que quanto maior a área dos imóveis, melhor é o padrão construtivo, e que o imóvel avaliando possui área grande e padrão superior, ou área pequena e padrão inferior, seu imóvel respeitará a estrutura da colinearidade e o modelo poderá ser utilizado.

Entretanto, se o imóvel avaliando apresentar área pequena e padrão superior, ou área grande e padrão inferior, então ele não poderá ser avaliado pelo modelo por não respeitar a estrutura da colinearidade.
Adriano R
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 15, 2020 8:31 pm

Re: Correlação alta na influência

Mensagem por Adriano R »

Obrigado, meu amigo.
Responder