Ponots Max/Min RL

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
junin.silva11
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 26, 2020 10:05 am

Ponots Max/Min RL

Mensagem por junin.silva11 »

Boa tarde, o meu modelo esta apresentando a curva de pontos max e min ascendente na total e descendente na unitario, gostaria de saber se está correta esta formação ou o que esta na imagem se forma uma parábola ou inflexão, e se posso usar o modelo desta forma. Se estiver errado, como faço para melhorar o gráfico? Somente area privativa (ln(x)) e padrao construtivo (1/x) estao na forma transformada.
Anexos
grafico
grafico
aaa.jpg (234.92 KiB) Exibido 2620 vezes
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Ponots Max/Min RL

Mensagem por Gustavo Diniz »

O sentido de crescimento das curvas está correto. O valor total aumenta com o aumento da área e o valor unitário diminui com o aumento da área.
As suas curvas não apresentam ponto de inflexão e por isso o modelo pode ser utilizado.
vitorcabero
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Fev 08, 2022 2:19 pm

Re: Ponots Max/Min RL

Mensagem por vitorcabero »

Boa tarde. Se algum dos gráficos possuísse inflexão, poderia ser utilizado o modelo apenas do ponto de inflexão em diante ou deve ser descartado todo modelo?
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Ponots Max/Min RL

Mensagem por Gustavo Diniz »

O modelo não deve ser utilizado com pontos de inflexão. Geralmente a mudança nas transformações já é suficiente para solucionar o problema. Faça uma análise de quais combinações de transformações geram pontos de máximo/mínimo e tente evitá-las.

Por exemplo, se a área está transformada pela função inversa (1/x) e o preço está transformado pela função logarítmica (Ln(y)), a presença de pontos de máximo ou mínimo pode ser corrigida se você alterar a transformação de uma ou das duas variáveis.
vitorcabero
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Fev 08, 2022 2:19 pm

Re: Ponots Max/Min RL

Mensagem por vitorcabero »

Apenas como exemplo, no gráfico abaixo como eu deveria proceder? Posso justificar por uma característica do Mercado?
https://ibb.co/Kbncxj0
Editado pela última vez por vitorcabero em Seg Mar 07, 2022 4:50 pm, em um total de 1 vez.
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Ponots Max/Min RL

Mensagem por Gustavo Diniz »

No caso desse gráfico você deve refazer o modelo, pois ele está ao contrário das premissas básicas do mercado, ou seja, que o valor total de um imóvel é diretamente proporcional à sua área.

Provavelmente você deixou de considerar alguma característica importante que explica o motivo dos dados com menor área possuírem maior valor total. Será necessário analisar os dados e identificar quais características não consideradas no modelo podem contribuir para corrigir o problema do modelo, por exemplo: localização, tipo de uso (comercial, residencial, industrial), potencial construtivo (no caso de terreno), dentre outras.
Responder