Variável Localização

Fórum para discussão sobre a Regressão Linear
Diego Alves
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Out 21, 2019 6:11 pm

Variável Localização

Mensagem por Diego Alves »

Minha massa de dados contempla imóveis de vários bairros distintos. Quando crio uma variável de localização como distância ao centro a variável na passa na significância. Como devo construir essa variável se não tenho conhecimento de qual bairro é mais valoroso? E como devo codificar? Se possível com algum exemplo. Obs: minha cidade é pequena e não possui planta de valores ou dados de renda de fácil acesso.
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Variável Localização

Mensagem por pelli »

Se a variável não está respondendo bem com a distância ao centro, isto pode acontecer porque dois barros, com a mesma distância ao centro, mas em sentidos opostos, podem ter localizações bem distintas. Tente utilizar uma variável de código alocado, definindo a região menos valorizada (1) e a partir daí números naturais, crescentes e consecutivos ( 2, 3, etc), respeitando a micronumerosidade. Outra possibilidade seria o índice fiscal ou valor unitário de terreno como variável proxy.
ricardostenyo
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 20, 2019 2:52 pm

Re: Variável Localização

Mensagem por ricardostenyo »

Como eu representaria esse índice fiscal ou valor unitário de terreno como variável proxy? Apenas os números do documento para cada região? Eu poderia usa-los juntamente com uma variável proxy de IDHM para municípios distintos?
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Variável Localização

Mensagem por Gustavo Diniz »

O índice fiscal pode ser obtido na Planta de Valores do município onde estão localizados os dados de mercado. Se a Planta de Valores indicar que o índice fiscal de determinada região é 33, você vai atribuir esse valor para a variável índice fiscal dos imóveis localizados nessa região.

Em relação à utilização de uma variável IDHM, ela pode ser utilizada para tratar imóveis localizados em municípios distintos. Entretanto, se o objetivo do modelo for fazer uma avaliação pontual, ou seja, de um imóvel específico, não é recomendada a utilização de dados localizados em cidades diferentes, mas sim dados mais próximos possíveis do imóvel avaliando e dentro do mesmo município.
ricardostenyo
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 20, 2019 2:52 pm

Re: Variável Localização

Mensagem por ricardostenyo »

Obrigado pela Orientação Gustavo
Responder