Colinearidade

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
Pedro Afonso
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Out 09, 2019 9:55 pm

Colinearidade

Mensagem por Pedro Afonso »

Boa tarde,

Estava estudando um pouco sobre colinearidade mas não compreendi!

Tentei encontrar em outros tópicos mas n encontrei!

1) Onde vejo a colinearidade no modelo?

2) O que é colinearidade?

3) Qual a relação colinearidade com correlação?

Obrigado!
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Colinearidade

Mensagem por pelli »

Correlação mede o grau de variação conjunta em duas ou mais variáveis. No modelo de regressão linear múltipla, mede o grau de variação conjunta das variáveis independentes em relação a dependente. Você encontra o coeficiente de correlação na tela inicial do modelo.

Colinearidade é o grau de correlação entre variáveis independentes. Existe verá os valores no módulo de correlações.
LINDEMBERG OLIVEIRA DE ALMEIDA
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Abr 29, 2022 11:34 am

Re: Colinearidade

Mensagem por LINDEMBERG OLIVEIRA DE ALMEIDA »

Acabo de simular uma avaliação com dados dos exercícios, pra testar e aprender é claro: o modelo deu nota 9, boa correlação, um R² de mais de 80% (para falar a verdade acho que beirou os 95%) e uma faixa de nível de confiança de menos de 20%... verifiquei entretanto uma colinearidade, mas não na parte chamada de "isolada" e sim na "com influência" de uma variável quantitativa área (uma residência) sobre uma variável de códigos alocados "Setor", que foi usada para qualificar os diferentes setores urbanos da região... Partindo da premissa indicada de avaliar se no próprio imóvel avaliando este comportamento é verificado, acredito que sim, pois quando maior o nível do setor maior a área das residências observadas, para aceitar portanto esta colinearidade devo explicar isso com minhas palavras no laudo ou o próprio software traz algo neste sentido, dada sua flexibilidade visível, pelo menos para mim que me considero ainda um iniciante? Obrigado, Eng Lindemberg
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: Colinearidade

Mensagem por Gustavo Diniz »

Para comprovar que o imóvel avaliando respeita a estrutura da correlação você pode anexar o gráfico de dispersão entre as variáveis correlacionadas. Esse gráfico pode ser encontrado na aba Variáveis - Exibir Variáveis do SisDEA.

Imagem

No gráfico da imagem acima, por exemplo, um imóvel que respeita a estrutura da colinearidade ficaria próximo à reta laranja (linha de tendência) e aos pontos azuis (dados de mercado).
LINDEMBERG OLIVEIRA DE ALMEIDA
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Abr 29, 2022 11:34 am

Re: Colinearidade

Mensagem por LINDEMBERG OLIVEIRA DE ALMEIDA »

Obrigado.
Responder