Interpretação do mapa LISA Cluster do Geoda

Fórum para discussão sobre a Regressão Espacial e Krigagem
augusto.oliveira
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Nov 15, 2017 6:12 pm

Interpretação do mapa LISA Cluster do Geoda

Mensagem por augusto.oliveira »

Professor Pelli, bom dia!

O Geoda tem um mapa chamado LISA Cluster Map na opção do menu Space/Univariate Moran's I.

Eu fiz a distribuição espacial do "valor unitário", OBSERVADO, parta entender a correlação espacial dos dados, sem qualquer ajuste de modelo clássico de regressão. Os dados se referem a coleta de até 1 ano, ou seja são contemporâneos entre si.

Observando esse mapa, podemos concluir que existe correlação nos dados em vermelho e azul escuro (high-high e low-low)???
São esses os locais onde tenho que me ater com a dependência espacial? Ou essa análise é "precipitada", já que o valor unitário depende de outras variáveis não consideradas?
Em outras palavras, seria necessário ajustar um modelo de regressão clássica e plotar o y AJUSTADO para daí inferir qualquer conclusão com esse mapa ou posso usar com o y OBSERVADO mesmo?

Obrigado,
Augusto
Anexos
Interpretação do mapa LISA Cluster Geoda
Interpretação do mapa LISA Cluster Geoda
Interpretação do mapa LISA Cluster Geoda2.jpg (144.3 KiB) Exibido 8474 vezes
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Interpretação do mapa LISA Cluster do Geoda

Mensagem por pelli »

Augsuto,

Ajuda sim, e muito. Mas a variável dependente é multivariável, ou seja, é composta das variáveis independentes. Isto provoca distorções nas interpretações. A análise de resíduos, depois do ajuste da regressão linear, vai lhe ajudar a confirmar as suas hipóteses sobre a correlação espacial.
Responder