Cooordenadas UTM como variável localização

Fórum para discussão sobre a Regressão Espacial e Krigagem
BrunoFaria
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 12:56 pm

Cooordenadas UTM como variável localização

Mensagem por BrunoFaria »

Pelli,


Caso eu utilizar as coordenadas UTM como variável localização no modelo , sem levar em consideração a dependência espacial e autocorrelação espacial eu estaria trabalhando erradamente? Posso utilizar este método para melhorar a exatidão da variável sem entrar neste mérito de modelos espacias?


Bruno Faria
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Cooordenadas UTM como variável localização

Mensagem por pelli »

Oi Bruno,

Pode sim ... mas existem limitações. As coordenardas podem não representar uma variação uniforme em relação aos eixos x e y. Mas a resposta será dada no modelo.
BrunoFaria
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 12:56 pm

Re: Cooordenadas UTM como variável localização

Mensagem por BrunoFaria »

Pelli,


Desculpe mas não compreendi o que você relatou "As coordenardas podem não representar uma variação uniforme em relação aos eixos x e y".

A referencia das coordenadas não seria a linha do Equador e o Meridiano Central?

Haveria uma possibilidade de vc demonstrar um gráfico que mostra a variação uniforme em relação aos eixos x e y para ficar mais claro?

Estou terminando uma pós graduação em avaliação e o meu tcc será este tema, vc tem como me indicar alguma referência bibliográfica?

O SISKRIG vc tem previsão para algum curso para poder operá-lo?

Bruno Faria
pelli
Site Admin
Mensagens: 478
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am

Re: Cooordenadas UTM como variável localização

Mensagem por pelli »

Você utilizar uma coordenada x pode não ser suficiente. Se você caminha em direção a oeste, por exemplo, os valores unitários dos imóveis podem aumentar e depois diminuir .... talvez você tenha que utilizar x,y, x*y, x^2,y^2, etc.
Responder