COMO FAZER CÓDIGOS AJUSTADOS

Fórum para discussão sobre o software SisDEA Home.
dlimasalvo
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 27, 2021 4:42 pm

COMO FAZER CÓDIGOS AJUSTADOS

Mensagem por dlimasalvo »

Prezados colegas, bom dia.

Por favor, peço o auxílio de vocês para que eu possa entender qual é o cálculo para gerar códigos ajustados através das variáveis dicotômicas do meu modelo. Por exemplo:
Trabalho com os códigos alocados para a variável Padrão Construtivo de 1 a 5, sendo 1 padrão baíxissimo e 5 padrão luxuoso e na minha planilha em excel eu converto esses códigos alocados para variáveis dicotômicas, até ai tudo bem, mas o meu problema é que eu não sei como transformar os códigos ajustados através dessas variáveis dicotômicas, e ao procurar na internet e vídeos, não encontro nenhuma literatura explicando, apenas dizendo que é possível através de modelo de regressão.

Poderiam me ajudar a entender como funciona a formula para isso?

Agradeço desde já pela atenção e ajuda!
Gustavo Diniz
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Dez 02, 2019 12:40 pm

Re: COMO FAZER CÓDIGOS AJUSTADOS

Mensagem por Gustavo Diniz »

Prezado,

Você pode utilizar a elasticidade das variáveis dicotômicas para construir a escala de códigos ajustados. Por exemplo, se a variável para o Padrão Baixo possui elasticidade de 5%, ao ser transformada para códigos ajustados ela receberá o valor 1,05 na escala. Esse raciocínio pode ser aplicado para todas as outras variáveis dicotômicas criadas para retratar o padrão.

No caso do padrão baixíssimo, o valor a ser atribuído deve ser 1,0.
Responder